A queda de um mito

A queda de um mito
Cristina Barroso Cruz, Antropóloga

O Oeste não é a pera rocha. A pera rocha não é o Oeste. E começo logo assim com uma entrada a pés juntos que é para se perceber ao que venho!

Quando passo na A8, ali na região de Torres Vedras, não consigo deixar de olhar para a estátua à pera e de pensar “porquê”? Não que o fruto não mereça uma estátua, muitas, aliás, mas porque é a única referência em tamanho XL com que se fica da região. E o Oeste – agora a revelação chocante para quem só viu a pera ao longe e foi um dia à Feira do Chocolate a Óbidos – é muito mais do que isso! E quem sou eu para o dizer? Podia fazer como o “outro” e dizer ninguém mas explico.

Sou alguém que tem as costelas repartidas pelas Beiras: Coimbra, Serra do Caramulo e Nazaré. Aos olhos da minha família materna, sou um ser quase perfeito... a parte do defeito está no facto de não ter nascido e crescido a tempo inteiro na Praia e ter todo um lado de mim que é paleco. Para o resto do mundo sou uma espécie de tradutor simultâneo que explica que Praia há só uma e por isso basta dizer o substantivo para se saber que se está a falar da Nazaré e que paleco é todo o ser infeliz que não teve o privilégio de por lá nascer (e que normalmente pergunta a que horas passa a onda gigante, onde é que está a pata do cavalo do D. Fuas e tem medo que o ascensor caia quando abranda à chegada do terminal do Sítio).

Mas dizia eu, só assim de repente, o Oeste é a pera de Torres e a maçã de Alcobaça, sim senhores, que são só a melhor fruta do mundo, mas também as escarpas de tirar a respiração, os pinhais históricos, os Castelos, Museus histórias e lendas, gente brava com algum mau feitio, aquele mar e vento que se entranham na alma e nos faz desconfiar das águas quentes e calmas, são os Carnavais trapalhões, é a Arte do Botas e dos Bordalo... É uma forma de viver que é também a minha e que agora registo e partilho com a Bússola para não me perder nestas latitudes.

Leia também

Diana Nicolau, Atriz
Rui Caria, Fotojornalista
Joaquim Paulo, Jornalista