Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

Hóquei: Sofia Vicente decide deixar as pistas

Data:

Partilhar artigo:

Sofia Vicente conquistou inúmeros títulos, foi internacional e é uma referência do hóquei em patins, tendo ficado na história por ter “obrigado” a Federação Portuguesa de Patinagem a alterar sucessivamente os regulamentos para permitir que as raparigas jogassem com rapazes.

Sofia Vicente conquistou inúmeros títulos, foi internacional e é uma referência do hóquei em patins, tendo ficado na história por ter “obrigado” a Federação Portuguesa de Patinagem a alterar sucessivamente os regulamentos para permitir que as raparigas jogassem com rapazes. Após anunciar a retirada das pistas, passa em revista a carreira.
REGIÃO DE CISTER (RC) > Que razões a levam a abandonar a modalidade?
Sofia Vicente (SV) > Chega sempre o momento em que se começa a ter outras ideias e objetivos. No caso do feminino, na maioria dos desportos, joga-se porque se gosta, não há outra motivação, e quando há outras prioridades acaba-se por desistir. Até poderia e conseguia conciliar com o hóquei, mas outra das razões que me faz abandonar é a ‘repetitividade’ do campeonato de hóquei feminino, sempre as mesmas equipas, sempre os mesmos jogos, já não me sentia motivada para continuar…

RC > Sente que ajudou a mudar o hóquei no nosso país?
SV > De algum modo sim, mais aos olhos das mulheres. É muito importante para a evolução das raparigas continuar a poder treinar com os rapazes, que na altura essa possibilidade só ia até aos infantis agora as mulheres até já podem jogar na 3.ª Divisão sénior masculina. 

Região de Cister - Assine já!

RC > Conquistou muitos títulos por HC Turquel e Benfica, mas qual foi o ponto mais alto da carreira?
SV > O ponto mais alto talvez tenha sido há cerca de dez anos, quando fui convocada pela primeira vez para os trabalhos da Seleção Nacional sub-19 e ainda nesse ano convocada para a Seleção Nacional sénior. Equivalente a este momento, e com um sentimento bastante especial e único, foi a conquista do Nacional feminino quando representava o HC Turquel, clube do coração…

RC > Quando iniciou a carreira o que sentia ao defrontar os rapazes?
SV > Quando iniciei não sentia muita diferença, mas ano após ano eles vão-se tornando mais fortes fisicamente, por vezes não era fácil combater isso. Mas nunca me meteu medo. Tinha muita garra, por vezes usava um bocado mais a força para perceberem que não tinha medo deles (risos)…

RC > Que futuro há para o hóquei feminino?
SV > Vejo uma nuvem negra no hóquei feminino, mas espero estar enganada. Como já referi, o hóquei feminino está a chegar a uma fase em que já nada é novo, são sempre as mesmas equipas e atletas. Ainda assim, há pessoas que fazem tudo e trabalham muito pelo bem da modalidade. Peço a essas pessoas que não deixem morrer o hóquei feminino, pois há muitas raparigas nos escalões mais jovens e merecem continuar a praticar.

RC > Vai continuar ligada à modalidade?
SV > Nunca vou perder a ligação a esta modalidade que me acompanhou durante anos, mas agora vai ser apenas como espectadora. 

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!