Sábado, Abril 27, 2024
Sábado, Abril 27, 2024

Incêndio de Pataias em fase de conclusão

Data:

Partilhar artigo:

Os incêndios da Praia da Légua e da Burinhosa estão em fase de conclusão, devendo ser extintos durante as próximas horas. 

Os incêndios da Praia da Légua e da Burinhosa estão em fase de conclusão, devendo ser extintos durante as próximas horas. 

O caso mais favorável é o da Burinhosa, onde “chove torrencialmente e o incêndio está praticamente extinto”, avança o 2.º comandante no Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, Mário Cerol, ao REGIÃO DE CISTER. Já o fogo da Praia da Légua está “em vias de ser controlado”, sendo que em algumas zonas o incêndio já está “extinto”, adianta fonte da Proteção Civil. A noite trouxe a chuva ao concelho de Alcobaça, o que naturalmente ajuda no combate às chamas.

Região de Cister - Assine Já!

A Alva de Pataias foi a zona que mais cuidados inspirou no final da tarde. Com o cair da noite, foi necessária “uma maior gestão de recursos humanos”, fruto da necessidade de bombeiros noutros pontos da região. Ainda assim, as chamas que persistiram naquela zona “não colocaram habitações ou populações em risco”. 

O incêndio da Praia da Légua é já considerado “o maior incêndio de sempre” do concelho de Alcobaça e consumiu “cerca de 2.700 hectares” de floresta. A Proteção Civil regista, ao início da noite, uma dezena de habitações destruídas pelas chamas nas localidades de Vale Furado, Légua e Paredes da Vitória. No entanto, “ninguém ficou desalojado” uma vez que as casas eram de segunda habitação, garante um responsável do dispositivo municipal da Proteção Civil.

Falta, no entanto, fazer o rescaldo das operações do incêndio da Burinhosa. As chamas obrigaram ao corte de várias vias e ao encerramento de várias escolas, tanto na União de Freguesias de Pataias e Martingança como em Alcobaça, devido à densa nuvem de fumo que pairou pela cidade durante esta segunda-feira.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!