Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Laborinho Lúcio quer “cidadãos mais ativos”

Data:

Partilhar artigo:

O nazareno Álvaro Laborinho Lúcio foi o protagonista do segundo jantar-conferência das comemorações dos 25 anos do REGIÃO DE CISTER, tendo apelado a um compromisso que permita formar “cidadãos mais ativos, informados e críticos”.

O nazareno Álvaro Laborinho Lúcio foi o protagonista do segundo jantar-conferência das comemorações dos 25 anos do REGIÃO DE CISTER, tendo apelado a um compromisso que permita formar “cidadãos mais ativos, informados e críticos”.

O evento decorreu esta sexta-feira, na Cooperativa Agrícola de Alcobaça e reuniu cerca de sete dezenas de pessoas, entre os quais antigos colegas de escola do antigo ministro da Justiça, autarcas, professores e empresários.

Região de Cister - Assine já!

O juiz-conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça abordou os temas da liberdade e da cidadania mas apressou-se a dizer que não trazia “respostas”.

“O nosso País e a Europa estão hoje tão cheios de tantas respostas que não conseguimos resolver a maior parte dos problemas”, começou por dizer. O orador defendeu que hoje só há respostas. “A pergunta pressupõe tempo. Tempo para pensar”. Tempo que, nas palavras de Laborinho Lúcio, vai escasseando cada vez mais.

O magistrado considera que o “aceleramento” do tempo “mudou as realidades em que estamos habituados a viver”. Por isso, Laborinho Lúcio apresentou um conjunto de sugestões, nas áreas da educação, justiça ou comunicação social, para garantir que tenhamos “cidadãos ativos, informados e críticos”, porque só esses podem sustentar “os valores da cidadania e da liberdade democrática”.

O segundo jantar-conferência foi preparado e servido pelos alunos e professores da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc), sendo o segundo de uma série de iniciativas com personalidades de relevância nacional.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!