Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

As lições da história

Data:

Partilhar artigo:

Será que a curiosidade acerca da história e das histórias também é responsabilidade social? Creio que sim. A história é o nosso legado comum. As histórias, sejam as dos nossos antepassados diretos, sejam as histórias dos outros, permitem-nos avaliar decisões, descobrir erros e glórias e, em última instância, perceber-nos a nós próprios e o que faríamos se confrontados com semelhantes escolhas.

É difícil encontrar histórias construídas apenas com factos. As descrições aparecem-nos normalmente cheias de juízos de valor. 

Os feitos corajosos dos heróis, as retiradas cobardes do inimigo, a ganância do irmão, a traição do genro, a ambição de um povo. Estes qualificativos tornam mais fáceis e também mais falsas as nossas próprias lições sobre a história. 

Ora, o meu desafio é o de um exercício diferente. O de olhar para os episódios do passado sem preconceitos. Resistindo à tentação de dividir as partes entre as do bem e as do mal. E tentar perceber, realmente, a motivação de cada um, em cada momento, procurando entender o que realmente moveu cada pessoa ou cada povo.

Região de Cister - Assine Já!

Quando, em 1933 Hitler ganhou democraticamente as eleições, poderemos honestamente considerar que mais de 40% do povo alemão era inconsciente ou amoral por acreditar naquele homem que prometia restaurar o orgulho nacional? Ou, numa outra dimensão e noutro tempo, poderemos agora acusar metade do povo americano por ter feito eleger um empresário que mais não fez do que prometer uma América “great again”? 

Há pouco tempo, o Papa Francisco desabafou que “O perigo em tempos de crise é buscar um salvador que nos devolva a identidade e nos defenda com muros”. Entre outras razões, estou em crer que o fez por que leu e refletiu muito sobre a história e, talvez, esteja a temer que muitos de nós não tenhamos investido tempo suficiente a estudá-la, com o risco de, como no passado, corrermos atrás do primeiro homem ou da primeira mulher que nos prometa um futuro glorioso.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!