Quarta-feira, Agosto 5, 2026
Quarta-feira, Agosto 5, 2026

Natacha Costa Pereira presta homenagem a David Clifford

Data:

Partilhar artigo:

A artista Natacha Costa Pereira quis prestar uma homenagem ao alcobacense e amigo David Clifford, que faleceu há um mês, com uma representação visual do fotógrafo na fachada de um edifício devoluto na Rua Miguel Bombarda, em Alcobaça. 

A artista Natacha Costa Pereira quis prestar uma homenagem ao alcobacense e amigo David Clifford, que faleceu há um mês, com uma representação visual do fotógrafo na fachada de um edifício devoluto na Rua Miguel Bombarda, em Alcobaça. 

Na pintura, intitulada “Dave” e que foi realizada no âmbito do Rabiscuits – Bienal de Arte Experimental, que decorre entre amanhã e no próximo domingo na cidade, há duas sombras do fotojornalista, com a máquina fotográfica em punho. “Achei que não podia fazer outra coisa que não fosse homenagear o meu amigo Dave”, adianta Natacha Costa Pereira, também colaboradora do REGIÃO DE CISTER.

Região de Cister - Assine Já!

Naquele espaço, onde funcionou em tempos uma barbearia, a memória de “Dave”, como era conhecido entre familiares e amigos, ficará eternizada. “São duas sombras dele. É como se ele estivesse ainda connosco. E de facto, assim pintado, estará presente enquanto o tempo deixar e mesmo que o tempo o apague, arranjarei forma de o perpetuar noutro lado qualquer”, sublinha a artista. “Quis primeiro que tudo homenageá-lo e depois dizer-lhe e a toda a gente, amigos e família, que nunca o esquecerei e sobretudo agradecer-lhe a pessoa que foi“, acrescenta Natacha Costa Pereira.

De recordar que já há dois anos, também a propósito do Rabiscuits, a artista tinha dado uma nova “vida” à praça que fica ao lado da estação dos CTT da cidade, batizando-a como “Beco da Paixão Assolapada”. “Gosto de embelezar as nossas ruas”, brinca a alcobacense. “Nessa altura, um dos proprietários veio-me dizer que se eu quisesse um dia voltar a dar vida a um edifício dele podia pintar aquela fachada, onde agora homenageei o Dave”, explica a alcobacense, que vai colocar uma placa no local, onde se pode ler “David Clifford: friend & photographer. 1974 – ∞”. “Fiz este trabalho com todo o amor do mundo para ver se conseguimos todos suportar um bocadinho mais facilmente a sua ausência”, diz Natacha, com um breve sorriso. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Centro Cénico da Cela celebra 42.º aniversário com festival de folclore

No âmbito das comemorações do 42.º aniversário, o Grupo Folclórico do Centro Cénico da Cela promove este sábado,...

Confraria do Frango na Púcara apresentou o primeiro caderno no Ceeria

A Confraria do Frango na Púcara apresentou, no passado sábado, o primeiro número dos “Cadernos do Frango na...

Bombeiros angariam mais de 20 mil euros no âmbito do peditório de Natal

O tradicional Peditório de Natal promovido pelos Bombeiros de São Martinho do Porto permitiu angariar quase 20,5 mil...

Agosto motiva um verão repleto de atividades para todas as idades na freguesia de São Martinho do Porto

O mês de agosto promete diversas atividades em São Martinho do Porto, com uma programação dedicada à cultura,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!