Tech
De regresso às aulas? Vais agradecer estas dicas
Suse Monteiro

Numa era cada vez mais tecnológica, faz sentido que os estudantes procurem recolher a maioria das informações na Internet, mas não é do clássico motor de busca "Google" que vamos falar.

08 Setembro, 2018

De regresso às aulas? Vais agradecer estas dicas

O regresso às aulas soa quase sempre a livros e a cadernos? Sim, mas não só. Cada vez mais surgem sites e aplicações prontos para se tornarem aliados perfeitos para a escola, enquanto dão “uma mãozinha" com o estudo.

Existe uma quantidade considerável de recursos online que podem (e devem) ser utilizados para melhorar os resultados na escola, prestando auxílio no estudo ou dando um empurrão em questões de organização, que por vezes se tornam o "Calcanhar de Aquiles" de muitos alunos.   

A Bússola dá-te a conhecer alguns sites e aplicações gratuitas, para que este seja um ano letivo mais dinâmico, em que aprender nunca mais será "uma seca".

 

Conversor Acordo Ortográfico: para quem ainda não consegue escrever minissaia

Se para alguns o acordo ortográfico já é natural e não deixa dúvidas, muitos serão ainda os que se baralham com as palavras que perderam letras, acentos, ou até mesmo, quando usar letras maiúsculas corretamente. Para isso, o conversor de acordo ortográfico da Porto Editora poderá ser fundamental. Basta aceder ao site, colar o texto pretendido, clicar em "converter" e voilá, num instante descobres quais as palavras que alteram ou não a sua grafia.

 

Flip: o nosso melhor amigo depois do Google

Também com a mesma função de correção, até em português do Brasil, ou mesmo em espanhol, o nosso amigo "Flip", de um modo muito semelhante ao conversor da Porto Editora, permite inserir o texto pretendido e em segundos apresenta o resultado com os erros assinalados. Não tens como enganar ou deixar passar gralhas nos teus trabalhos!

 

My Study Life: uma agenda xpto


Quem tem dificuldades de organização ponha o dedo no ar! Muitas vezes é complicado estar a par de todas as aulas, testes, trabalhos… e porque não recorrer a uma agenda digital e inteligente? É para isso mesmo que serve a aplicação My study life, que organiza num só espaço todas as responsabilidades, enviando lembretes de tarefas incompletas e permitindo sincronizar a informação em diversos dispositivos, que podem ser acedidos até quando se está offline. A aplicação está disponível para android e iOS.

 

Habitica: a solução para as tarefas pendentes

E se alguém precisar de uma forma mais dinâmica e divertida para lidar com as tarefas pendentes, talvez a Habitica seja a escolha ideal. Assim que se insere algo para fazer nesta aplicação, essa tarefa torna-se automaticamente num monstro que tem que ser derrotado. Sim, leste bem, um monstro. No fundo, quantos mais monstros conquistares mais avanças no jogo e, caso não o consigas fazer, é claro que acabas por recuar também. Podes encontrar esta aplicação na App Store e no Google Play.

 

Keepmeout: redes sociais off 

Muitas vezes sabemos que temos de estudar, mas no computador surgem algumas tentações. “Vou ao Facebook só 5 minutos e depois volto ao trabalho” ou “vou ver só mais um vídeo e depois é que o estudo vai render”, são frases que podem soar familiares, mas todas estas distrações vão retirando tempo precioso ao que realmente tem que ser feito. É aí que o Keepmeout entra em ação. É só colocar o link do site que pretende bloquear, escolher por quanto tempo ficará sem acesso e o Keepmeout faz a sua magia. O teu “eu” do futuro agradecerá ao teu “eu” do passado por esta ideia!

 

Book in Loop: manuais escolares a um clique

Os manuais escolares podem ser uma dor de cabeça quando se fala de finanças lá em casa. Para tentar aliviar um bocadinho essa situação surgiu a Book in Loop. A aplicação foi criada com a finalidade de comprar e vender livros usados, conseguindo uma poupança de até 80% nos manuais escolares, com a recolha, seleção e entrega dos mesmos. De acordo com as críticas dos utilizadores, esta aplicação é simples e intuitiva e, a maioria, afirma ter conseguido vender e comprar sem qualquer problema. Podes descarregá-la no Google Play ou na App Store.

 

Duolingo: para os poliglotas

Aprender línguas é muito mais divertido com a Duolingo. A aplicação permite escolher entre alemão, espanhol, inglês, francês entre tantos outros idiomas. Dá ainda a possibilidade de realizar um teste de modo a saber o nível em que o utilizador se encontra. A partir daí é só decidir uma meta diária que pode ir de 5 a 20 minutos, traduzir frases e aprender mais vocabulário. A ideia é ir avançando de nível, de modo a ganhar coroas e só desinstalar a aplicação assim que te tornares um verdadeiro poliglota! Está disponível em todas as plataformas.

 

Uniphi: para quem gosta de estudar fora de casa

Às vezes o mais difícil é encontrar um bom sítio onde estudar. Com ou sem barulho? Aberto até que horas? Ideal para ir sozinho, ou em grupo? Basta pesquisar pela zona, ou permitir que o telemóvel ligue o seu sinal de GPS e, em segundos, tens diversas opções disponíveis, com todas as informações necessárias para decidir o melhor local. No distrito de Leiria, por exemplo, surge o Casulo Lounge Caffé, mas o utilizador tem a opção de adicionar mais locais.

 

Study Blue: apontamentos online

Ir à biblioteca sem sair de casa parece boa ideia? É essa a proposta da Study Blue. Com milhares de apontamentos sobre os mais diversos temas, desde Línguas, Psicologia, História, Matemática… todas as questões académicas têm uma resposta nesta aplicação. Criada com o intuito de possibilitar uma aprendizagem rápida, em qualquer lugar e sem stress, a Study Blue conta com um site e está disponível para android e iOS.

 

Photomath: a magia dos números

A aritmética, os números decimais, as expressões algébricas, as equações e a matemática no geral ainda são um pesadelo para os teus colegas? Queres explicar-lhes como resolver os exercícios, mas os números também nunca foram o teu forte? A Photomath vai ser o teu maior aliado nesta batalha. É só apontar a câmara para um problema de matemática e a aplicação, que reconhece a escrita à mão, apresenta como que por magia o resultado correto com todas as instruções passo a passo detalhadas. Encontra-a no Google Play ou na App Store.

 

CamScanner: o scanner dos tempos modernos

Quem nunca precisou de digitalizar alguma coisa, mas não tinha impressora? A CamScanner veio para facilitar a vida a toda a gente. Com esta aplicação basta tirar uma boa fotografia ao documento. E caso se estejam a indagar se a imagem ficará suficientemente boa desta forma, saibam que a qualidade fica muito semelhante à de um scanner real. A partir de agora podem enviar trabalhos a partir de todo o lado. A aplicação é disponibilizada para android e iOS.

 

+Sucesso Escolar: um complemento ao estudo

Se fores aluno de uma das escolas do concelho da Nazaré tens à tua disposição a plataforma +Sucesso Escolar, destinada a crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico. A plataforma pretende reduzir e prevenir o abandono escolar precoce, enquanto promove a igualdade de acesso a uma educação de boa qualidade. Conta ainda com um mural para partilha de ideias e oferece diversos conteúdos com a missão de auxiliar o estudo dos mais pequenos. Está também disponível em todas as plataformas.

Veja também

19 Outubro, 2018
Se ainda está a patinar na palavra "CrossFit", nós ajudamos: basicamente é um método de treino em que os atletas trabalham através de várias séries de exercícios com aqueles nomes estranhos, em alta...
07 Setembro, 2018
Diz quem já é profissional nestas andanças que "não se explica, vive-se". Mas para viver esta festividade como os nativos o melhor é ler primeiro o manual de sobrevivência que a Bússola preparou...
28 Agosto, 2018
O canal História está presente, por estes dias, na 2.ª edição da Feira Internacional de Cutelaria Artesanal, em Caldas da Rainha, onde irá promover a nova série “Forjado no fogo: faca ou morte". A...