Lifestyle
Quer “boleia” para o Oeste?
Sara Vieira

Pedro e João Penas comprometem-se a ser os melhores amigos dos que apanharem boleia do TugaBuddies com destino ao Oeste.

20 Agosto, 2018

Quer “boleia” para o Oeste?

Os passeios turísticos personalizados criados e pensados pelos irmãos, que criaram uma empresa de animação turística, querem colocar a região Oeste no mapa de quem chega a Lisboa. 

“Os melhores guias turísticos são os que vivem e conhecem como ninguém as regiões, as cidades e os locais“, defende Pedro Penas, que pretende “angariar” buddies [parceiros] pelo País fora, no intuito de oferecer uma experiência diferente. “Trabalhamos para o turista que não gosta de horários nem de turismo de massas, preferindo o informal, o alternativo e a aventura”, nota o beneditense, que por enquanto trabalha com o irmão.

O projeto tem tido grande expressão nos passeios turísticos em Peniche (Peniche surf Trip) e na Nazaré (Nazaré Canyon Experience). “Com preços a partir de 45€ vamos buscar o turista a Lisboa onde estiver hospedado, fazemos a viagem até à Nazaré, visitamos a base da Redbull, onde os surfistas se preparam para as ondas da Praia do Norte, damos a conhecer a vila e levamo-lo de volta à capital”, descreve o jovem, que só nos meses de julho e agosto do ano passado, quando o projeto surgiu, contabilizou 80 tours por Peniche, cujo passeio também inclui uma aula de surf, e pela Nazaré. Antes disso, a TugaBuddies foi dada a conhecer a mais de seis dezenas de hostels e hotéis de Lisboa. “Os rececionistas são os nossos principais clientes e por essa razão começámos por aí“, explicou Pedro Penas.

O conceito de “free trip advisor” [conselheiro de viagem gratuito] parece ter conquistado estrangeiros, sobretudo espanhóis e franceses, tendo sido criados entretanto outras alternativas de circuitos: o “Lisbon Insomnia Tour” (uma espécie de “rally tascas” com o benefício de levar o turista ao local onde está hospedado), o “Sintra’s Fairy Tale” (para quem gosta de história, mar e gelados) e o “West Customized Tour” (um circuito pelo Oeste personalizado por Fátima, Batalha, Alcobaça, Nazaré, Óbidos ou Rio Maior). Há ainda um outro serviço que a TugaBuddies proporciona, o “Buddy Corporate“, que tal como o nome indica, é dirigido a empresas. “A ideia é ir buscar clientes ou parceiros das empresas ao aeroporto, levá-los onde terão de se deslocar e acabar por lhes dar a conhecer um pouco da região, se houver disponibilidade para tal“, adianta o empreendedor.

Com uma frota de quatro viaturas, o projeto dos irmãos Penas já deu boleia a dezenas de “estranjas”, que levaram para casa experiências e amizades. Mas se tiver vontade de conhecer melhor esta região, agarre na Bússola e entre em contacto com estes irmãos. A animação está garantida.
 

Veja também

19 Outubro, 2018
Se ainda está a patinar na palavra "CrossFit", nós ajudamos: basicamente é um método de treino em que os atletas trabalham através de várias séries de exercícios com aqueles nomes estranhos, em alta...
08 Setembro, 2018
O regresso às aulas soa quase sempre a livros e a cadernos? Sim, mas não só. Cada vez mais surgem sites e aplicações prontos para se tornarem aliados perfeitos para a escola, enquanto dão “uma...
07 Setembro, 2018
Diz quem já é profissional nestas andanças que "não se explica, vive-se". Mas para viver esta festividade como os nativos o melhor é ler primeiro o manual de sobrevivência que a Bússola preparou...